segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Ah, a sensibilidade!

A sensibilidade deveria ser acessível somente quando é necessária.
Mas não, ela insiste em brotar dos olhos nos momentos mais inesperados, nos tornando tão frágeis e vulneráveis, que ficamos sem saber como agir - ainda mais se for diante de outras pessoas.
Já passei alguns momentos um pouco constrangedores por não conseguir controlar minha sensibilidade, por exemplo, no ônibus destraída, pensando na vida, me pego chorando com cenas simples como uma criança brincando feliz ou uma senhora, que apesar da idade, segue uma rotina corrida de quem está começando a viver.
Ás vezes estamos tão sensíveis que tudo nos emociona. O abraço do filho, uma palavra carinhosa de um amigo ou parente querido, tudo nos faz chorar.
Será que as lágrimas que rolam sem controle são sinais de fraqueza? Serão sinais bons ou ruins?
Será mesmo que devemos frear as emoções que brotam tão livremente?
Enfim, quem tem a resposta?

5 comentários:

  1. Lágrimas são sinais de desabafo, qdo exportamos sentimentos nos livramos de vibrações, na maior parte negativa, tanto que sempre depois de um grande choro vem um belo sono de descanso e alívio!!!
    Qto as emoções, acredito que devemos senti-las e vivencia-las com consciência do nosso querer: eu quero , eu faço eu tenho = Atitude! bjs e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Emoções!!!! O que seria do ser humano se não as possuísse! Somos exemplos dessa sensibilidade e sábio mesmo seria se pudéssemos controlá-la o que particularmente eu não consigo, mas como a vida não é tão simples como "um apertar de botão" "clic", vamos ficar nessa constante....APRENDENDO!
    Assim disse Robertão nosso Rei: "Se chorei, ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi..."
    Caca parabéns pelo Blog, amei!!
    Te adoro muito!!

    ResponderExcluir
  4. Frear??? Never! Nunca mesmo!
    Controlar emoções. Um crime!
    Emoção é um dos sentimentos mais originais e fieis que um ser humano pode ter (uns, mais iluminados, a tem de sobra; outros, coitados, sequer sabem o que é).

    O mundo anda tão louco, mas tão louco. Que quem vive a vida da forma mais fiel, viceral, com sentimento, acaba por se sentir errado, feio, estranho, contrangido ou algo do tipo.
    Sentir, chorar, se emocionar, se sentir tocado não é fraqueza, não é vulnerabilidade. É uma coisa só: você é humana! E glória por isso, não??!
    E sábios aqueles que assumem que se emocionam. O que é a vida sem emoção? Seria uma eterna repetição de gestos, sem razão para iniciar, muito menos expectativas de até onde vão!
    Já pensou controlar suas emoções?? Imagine você no parto de um filho. De repente você se lembra de que esqueceu-se de apertar o botão "emocionar agora". Daí passou, o filho nasceu e você não sentiu sequer um fio de emoção...

    Eu me identifiquei com o que você disse, sobre se emocionar a todo e qualquer momento. Eu me sinto assim sempre. Uns dias mais, outros nem tanto. Mas nem sempre é de levar à lágrima. Mas é emoção. De ver gestos mínimos entre pessoas no ônibus; ver um olhar de bondade de alguém com outro alguém; ver uma palavra cordial dita com toda a sinceridade...
    É nessas horas que tenho certeza de que o que é bom é contagioso! Me sinto muito emocionado e nessas horas concentro comigo mesmo e faço uma espécie de oração (e olha que nem sou tão religioso assim...), mas mentalizo alguma oração, um pedido, desejo algo de bom àquela pessoa que acaba de fazer algo de bom e me emocionou...

    Nossa....me prolonguei demais, né?! Mas é assim.
    Sejamos emoção, sempre!
    Estou gostando disso aqui, Carmem. Tá começando muito bem!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Amiga,
    Só os bons de coração têm sensibilidade.
    Vc faz parte de uma minoria felizarda e bendita por Deus. Olhar o belo e se emocionar é para poucos. A maioria só enxerga e se envolve com a negatividade, e camufla seu interesse dentro do âmbito da solidariedade...ver o belo e sentí-lo é para poucos e corajosos.

    ResponderExcluir